Legal Design é sobre você. Este é o nosso post de agradecimento por ser você.

Sep 22, 2021

Hoje quero agradecer por você ser você. O mundo precisa de mais pessoas como você, que reflete sobre o Direito e o trabalho para torná-lo mais fácil para os usuários. Obrigada, obrigada, obrigada. Eu sou infinitas vezes grata pelo trabalho que você faz. 

Nesta jornada, eu conheci muitas mentes brilhantes, que tomam riscos e são profissionais corajosos que não têm medo a fazer as coisas de forma diferente. Por isso, gostaria de compartilhar com você alguns insights pessoais para empoderar você nesta jornada. 

Hoje quero falar sobre gratidão, coragem e tomada de risco. Há uma citação que me guiou por estes anos que eu pensei em compartilhar com vocês:

"Para ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer você ser outra coisa é a maior conquista." -  Ralph Waldo Emerson.

Assiscar a ser você. Deixe eu compartilhar como eu arrisquei ser eu e algumas lições importantes que eu aprendi nesta jornada.

Primeira lição: não tente ser o melhor, seja diferente, seja você mesmo. 

Na vida, algumas vezes nós não sabemos qual direção tomar e, por uma falta de uma melhor ideia, nós tomamos o caminho que nos é oferecido. 

Por um longo tempo, eu aceitei o que o mundo tinha para me oferecer. Eu não tinha a imaginação para pensar em um caminho diferente. Eu tentei me encaixar no mundo tradicional da carreira jurídica - mas sempre me senti estranha neste mundo. 

O dia a dia do trabalho e as conversas com os colegas não eram naturais para mim. Eu me senti forçada a estar naquela posição que não deixava eu ser quem eu sou. Ou, talvez, eu não estava me deixando ser eu? Eu estava estressada, cheia de trabalho e não me sentia realizada. Como resultado de tudo isso, eu parecia mais velha com 25 anos do que eu sou hoje.

Até que um dia eu decidi que era hora de seguir um novo caminho e aproveitar um tipo diferente de posição para mim, onde eu poderia ter o espaço para ser quem eu sou.

Segunda lição: a mudança sempre começa com o pensamento, com o desejo ou com uma frustração, mas requer ação.  

Pensar em deixar o meu trabalho estava na minha cabeça já fazia um tempo. Mas outra coisa é fazê-lo. Eu lembro que o dia que eu finalmente saí eu me senti tão aliviada. Eu me senti reenergizada, mesmo que eu não tivesse certeza do próximo passo. Mas naquele momento, tudo parecia maravilhoso. Eu sabia que era a coisa certa a fazer. 

Eu não apenas saí do emprego, mas também decidi sair do país e trabalhar em uma indústria completamente diferente. Aos 30 anos, eu comecei tudo de novo. Eu trabalhei com educação, ajudando a coordenar um programa educacional para jovens com risco de deixar a escola. Eu aprendi tanto, realmente aproveitei muito. 

Eu nunca pensei que trabalharia com o Direito novamente. Mas as coisas mudam. Eu mudei de ideia. E está tudo bem mudar de ideia. Eu percebi que tinha o que eu fazer com o Direito,  que eu não conhecia inicialmente. Finalmente, eu encontrei inspiração em algo diferente e que eu sabia que iria gostar. 

Terceira lição: Ninguém vai acreditar em você se você não acreditar em você mesmo.

Esta é a maior lição de todas. Acredite em você e na sua capacidade de conseguir o que você quer na vida e no trabalho.

Nesta jornada, eu encontrei algo que eu não imaginava: criatividade. Eu nunca pensei em mim mesma como uma pessoa criativa. Eu descobri a criatividade como uma metodologia e um processo. Eu entendi que criatividade é uma nova forma de pensar. 

Então eu decidi começar a pesquisar sobre o potencial da criatividade no Direito,. Eu não tinha certeza de como construiria uma carreira com isso. Mas eu sentia que este era o meu caminho. Eu deixei o meu trabalho para me dedicar completamente para o que hoje em dia chamam de "criatividade jurídica", academicamente e de forma prática.  

Eu tive tanto medo que quase mudei o meu objeto de pesquisa para algo mais convencional. Hoje eu sou grata por ter acreditado em mim mesma e ter perseverado neste caminho. 

Um passo de cada vez e eu ultrapassei o meu medo. Ao ter pequenas vitórias, eu comecei a confiar no processo. Eu entendi que era impossível entender todos os passos de uma vez, então eu fui paciente comigo mesma. Eu também entendi que eu precisava ter coragem para seguir em frente. 

Eventualmente, eu ganhei a confiança que eu precisava para construir uma carreira e uma empresa minha, totalmente dedicada para a inovação em Direito, usando a criatividade.

Eu, de forma completamente inesperada, me encontrei de volta no Direito, fazendo algo que eu amo e que é significativo e impactante. 

E você, qual o seu próximo passo? 

Nós todos temos dúvidas, incertezas e medos. Esta é a razão que eu estou compartilhando a minha história, para mostrar que eu não sou diferente de você. Hoje eu ainda não tenho todas as respostas, mas eu sigo em frente, sigo acreditando, sigo confiando em mim mesma e no processo. 

Nós precisamos aceitar as nossas inseguranças e sermos gratos por elas, visto que elas são um bom sinal e que nós estamos prestes a crescer. Mas também precisamos ter a coragem para superar elas e dar o próximo passo, mesmo se nós ainda não sabemos muito bem qual é. 

Vale a pena arriscar a ser você. Hoje a minha vida é completamente diferente: eu me sinto realizada todos os dias, eu amo o meu trabalho, eu sou muito confiante de que juntos nós podemos fazer uma diferença enorme. Isso acontece porque nós já estamos fazendo uma enorme diferença! 

Nada é fácil. Não há fórmula mágica. Você deve acreditar em você mesmo e para isso, você precisa se conhecer melhor.  

Quando a pandemia chegou no ano passado, eu criei um Workshop Virtual desenhado para criar uma jornada para os profissionais como eu que desejam tomar um novo rumo no Direito. Recentemente alguém me perguntou se eu faria tudo de novo. O que você acha? Você teria interesse em utilizar as ferramentas que eu utilizei para traçar a sua jornada da mudança? Em breve vamos lançar a Academia em Português e disponibilizar essas aulas para você!

 Vamos acender a chama criativa, seja você!

- Tessa

Continue lendo os posts do blog!

Nós temos muitos conteúdos preparados para ajudar você na sua jornada com o Legal Design.

VOLTAR AO BLOG