Legal Design e Inovação é sobre cultura. Veja aqui três dicas para ajudar você!

Sep 16, 2021

Na minha jornada no Legal Design e Inovação, eu entendi que a inovação não é sobre tecnologia. É sobre as pessoas. É sobre mindsets. É sobre a mudança de comportamento. E é sobre a cultura.

Eu vou compartilhar três razões para explicar que o Legal Design é sobre cultura. Eu também vou compartilhar com você três dicas para ajudar você a implementar a cultura da inovação na sua organização.

1º Argumento: Inovação não pode ser feita sozinho. Você precisa que todos estejam na mesma pegada. 

Se você está tentando inovar sozinho, você não vai ir muito longe. Se você não tiver suporte, não culpe o seu chefe. Você precisa estar no comando e mostrar que as suas ideias têm valor. As ideias têm valor quando resolverem dores, problemas e desafios. Não deve ser uma ideia apenas legalzinha, mas uma ideia "meu deus como eu não pensei nisso antes"?. Por isso que você precisa investigar e identificar o problema, antes mesmo de desenvolver e apresentar a sua solução. Lembre-se que as pessoas tomam decisões para evitar ou diminuir a dor. As pessoas são mais favoráveis para a inovação se esta inovação pode reduzir ou eliminar problemas, ao invés de ser apenas algo legal a fazer.

Dica: Investigue os problemas. Procure problemas, ao invés de resolver problemas! Colete informações e faça entrevistas com os colegas e clientes para conseguir insights sobre quais os problemas estão dificultando a eficiência e produtividade do time, bem como a experiência do usuário. Apresente os dados e insights para o time, faça um pitch sobre o problema que você quer resolver ao invés da solução e negocie uma janela de oportunidades para experimentar com Legal Design e Inovação. Você vai criar um espaço para começar um projeto - lembre-se: pense grande, comece pequeno! 

2º Argumento: A falta de insights práticos para o Legal Design e Inovação está impedindo você de manter novas demandas de consumidores.

Se você não tem muita prática no que concerne o Legal Design e Inovação, você não consegue ser persuasivo quando você fizer o pitch sobre inovação. Você precisa se informar sobre a metodologia e aprender, para que então você consiga a confiança necessária para dar andamento no projeto. Também, lembre-se que isso não significa que você irá dar andamento nas suas ideias, mas resolver problemas, o que significa encontrar o problema correto primeiro. A melhor forma para escolher qual problema resolver primeiro é focar no que vai trazer valor aos clientes. No programa de Certificação da Legal Creatives, nós utilizamos uma matriz para fazer melhores escolhas e que ajuda muito a escolher o melhor problema a resolver primeiro. Resolver o problema certo, levando em consideração a perspectiva do usuário, sempre tendo em mente como trazer mais valor aos clientes - esta é a chave. Todas as organizações de sucesso fazem isso, se você não está fazendo isso, você tem um problema - este deve ser o primeiro problema a resolver: colocar o cliente no centro de tudo! 

Dica: Fale mais com os clientes. Não para convencê-los. Não para vender algo para eles. Mas para entender como eles experimentam trabalhar com você. Tente ver como o seu cliente pensa, construa um melhor relacionamento com ele, comunique-se com maior frequência, não apenas nos assuntos jurídicos, mas em como eles entendem que você está ajudando eles a progredir. Lembre-se de sempre começar pelo seu usuário.

3º Argumento: O seu cliente não sabe como o Direito pode ser diferente. Você é o expert e deve informar ele. 

A maior parte dos clientes não são informados sobre Legal Design e geralmente não tem conhecimento sobre como os contratos podem ser feitos de forma visual e automatizados com tecnologia. Esta nova forma de entregar informação jurídica traz clareza nas relações e para o negócio. Os clientes raramente perguntarão sobre inovação no seu negócio - veja bem, você é o expert! Eles confiam que você saiba. Então se você não falar nada e o seu cliente ver um Legal Designer postando um Contrato com Visual Law no LinkedIn ou Instagram e ele gostar, eles não vão perguntar nada a você. Eles vão mudar de prestador de serviços e você vai perder o cliente. É simples e difícil assim. 

Dica: Eduque-se bem para planejar e conduzir um projeto de Legal Design do início ao fim. Mostre exemplos, estudos de caso, com números e métricas, para demonstrar quão poderoso é o Legal Design. Tenha certeza que o seu portfolio está pronto. Você vai inspirar mais confiança. Se você puder mostrar ao invés de contar. 

Para finalizar, não importa o quanto você quer inovar, o que importa é se você consegue colaborar com outros. Legal Design não é feito sozinho. Você precisa que todos estejam juntos com você. E você precisa que o seu escritório ou departamento façam disso uma mudança de cultura.

Você não pode ser o único a entregar um contrato com um novo design se os seus colegas seguem no juridiquês. A inconsistência é perigosa para os clientes. Você precisa construir uma cultura de Legal Design e Inovação no seu time, departamento e organização.

Nos falamos em breve,

- Tessa Manuello  

Fundadora/CEO Legal Creatives

 

OBS. No último domingo, eu fiz algo que nunca havia feito antes. Eu me sentei na minha mesa e pensei em como poderia ajudar você a ter mais sucesso para a semana que viria. Então eu escrevi o primeiro E-mail da Fundadora, com insights e reflexões pessoais. O feedback foi incrível. Então, se você está interessado(a) em receber os meus e-mails e você ainda não está cadastrado(a), por favor, cadastre-se aqui.

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