Utiliza o word? Aprenda truques para formatar melhor os seus documentos jurídicos!

Oct 07, 2021

O Word é e sempre foi um grande aliado do mundo jurídico. Seja para advogados, servidores, juízes, procuradores, estudantes de Direito, gerentes de empresas, etc. O mundo jurídico e empresarial inteiro utilizava o Word e - grande parte - ainda utiliza.

Por isso o objetivo deste conteúdo é trazer para você algumas dicas para otimizar os seus documentos, tanto para você quanto para os seus leitores.

Primeiro lembrete básico antes de começarmos a jornada: não adianta utilizar qualquer uma das próximas dicas de formatação se o seu texto estiver com linguagem simples e adequada para o seu leitor.

Ao aplicar qualquer técnica de design na sua petição ou contrato, você precisa passar pelo passo a passo da Legal Creatives: (a) entender o seu objetivo com aquele documento, (b) entender quem é o leitor, (c) fazer a entrevista com o usuário para entender os pontos de dor, (d) simplificar a linguagem e só então você entra nos elementos e ferramentas de design, para dar funcionalidade e vida ao seu documento. Isso é Visual Law.

Já passou pela fase de simplificação da linguagem? Então vamos lá para as dicas:

Dica 1 (mas que vale por três): para formatar utilize Forma, Caixa de texto e Tabelas

Parece bobo, mas não é. Essas a Forma, Caixa de Texto e as Tabelas são três ferramentas básicas que abrem diversas possibilidades para a formatação no Word. Você consegue localizar essas ferramentas em 'Inserir'. 

Você pode qualificar as partes quando for um contrato dentro de duas Formas e colocar o texto na caixa de texto dentro desta Forma, o que representará uma seção. Você pode colocar o título em uma Forma para separá-lo do restante do documento. 

Você tem uma sequência de eventos para escrever? Não escreva, coloque em uma tabela na horizontal. O truque que mais gostamos relacionado à tabela é aumentar um pouco a largura da borda e deixar a tabela com uma cor de preenchimento. Calma, vou explicar:

  • Crie a tabela em "Inserir" > "Tabela". Escolha o tamanho da sua tabela.
  • Criou? Agora em cima da tabela, clique com o botão esquerdo do mouse. Você verá várias opções. Vá primeiro na borda. 

  • Agora vá em "Bordas e Sombreamento" e localize "Largura". Coloque 3pt. Localize "Cor" e coloque branco. 
  • Sua tabela desapareceu? Não se desespere! Clique com o botão direito novamente. Vá em "Preenchimento" e coloque uma cor nela. Utilizamos cinza claro, mas você deve utilizar a cor que faça sentido no seu documento. Ficou assim:

Fácil, fácil, né? Agora solte a criatividade. Lembrando: não exagere. Lembre-se de deixar áreas de respiro e não exagerar na formatação. O conforto cognitivo serve para qualquer leitor, até para você mesmo. Ao finalizar a formatação faça a auto crítica - você gostaria de receber um documento assim?

Dica 2: Dê destaque com Versalettes. 

No decorrer do parágrafo, se você precisa chamar atenção para os nomes das partes, você não precisa utilizar a caixa alta, itálico ou bold para fazer isso. Utilize Versalettes. 

Para transformar o trecho em Versalette, é bem simples. Selecione o trecho que você quer destacar e aperte CTRL + SHIFT + K. Veja como fica mais sutil, mas ainda chama atenção:

Mais clean certo?

Comenta com a gente se você achou essas dicas úteis e se você utilizou alguma delas para redesenhar a sua petição! Ficamos curiosas para saber :)

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