Treinamento jurídico pela performance, por Marty Finestone

Oct 06, 2021
marty-finestone

Eu tive diversas conversas nas últimas semanas com advogados que trabalham em departamentos de empresas que querem ajudar o negócio a ser mais auto-suficiente e utilizar serviços e ferramentas internas. Um ponto comum nestas conversas é a frustração de que os materiais e treinamentos preparados pelo departamento jurídicos são ignorados. 

Materiais de Perguntas e Respostas, guias e playbooks tomam bastante tempo para serem preparados e pode ser frustrante quando todo esse trabalho é esquecido, ou pior, ignorado. Isso é uma droga, mas não devemos levar pelo lado pessoal. Vamos ter uma visão macro do porque estes recursos são ignorados ou esquecidos. 

Como legal designer, tudo o que eu faço é voltado ao ser humano e à empatia para com o usuário. O Legal Design nos faz questionar que estes treinamentos e materiais para as negociações que podem não ter sido pensados para serem acessíveis, utilizáveis ou úteis para a audiência. 

Aqui a minha dica para o que eu encontrei tornar as ferramentas mais engajadoras, utilizáveis, úteis e acessíveis: realizar uma negociação de contrato simulada. É a negociação através da demonstração. Assistir ao vivo (ou gravado) uma simulação de negociação é uma experiência dinâmica e engajadora, a qual contrasta bastante do material com texto estático. 

 

Negociações simuladas permitem que o público assista e não seja apenas informado porque a organização se preocupa com certas coisas ou assume certas posições. O público capta vários sentidos ao assistir a uma negociação simulada. Informações, porque imagens e sons, e não palavras na página. O contexto é estabelecido. O público sairá com uma compreensão mais profunda e rica do que você está treinando.

Fazer uma sessão de negociação simulada envolve um tempo mínimo de preparação. Sem slides, sem roteiro, sem edição, sem interrupções e sem atrapalhar seu próprio caminho.

Como fazer?

O que você precisa é alguns minutos para conceber o fato e localizar um acordo com o qual negociar, você e seu parceiro de negociação leem tudo e depois deixam que a espontaneidade e suas habilidades façam o resto no dia da negociação.

Consiga um colega em seu departamento ou, se você for o departamento, peça um colega externo .  Cada um de vocês tome um "lado" em um padrão de fato simulado e encene a negociação do contrato como um treinamento exercício.

Uma boa negociação simulada fará com que você pause a dramatização e explique a razão de seus argumentos e escolhas para o público. Como por exemplo: explicar porque você levantou um ponto específico, porque o pedido do outro lado é aceito ou porque é necessário verificar algo e voltar para o outro lado.

Como fazer isso bem? 

Alguns conselhos de planejamento, manutenção e formatação:

  • Você pode executar ao vivo, virtualmente ou pessoalmente.
  • A menos que você planeje realizar mais de uma sessão, você não terá tempo para negociar e explicar tudo. Cubra o que é importante para você e sua organização, incluindo a alocação de risco. As “coisas com as quais o jurídico só se preocupa” ainda são importantes.
  • Deixe-se negociar ao vivo. Seu desempenho será muito melhor se você não preparar o que vai dizer.
  • Grave a sessão para uso futuro.
  • Reserve um tempo no final para perguntas e respostas e torne mais fácil para os participantes enviarem perguntas depois.
  • Use isso como uma oportunidade para explicar o porquê do conteúdo do seu manual. Quando eu executo negociações simuladas, muitas vezes explico ao público por que fiz um argumento, o que presumo ser a posição ou os interesses do outro lado e, em seguida, os argumentos que espero que eles façam e como eu responderia a cada ponto.
  • Não tem uma ideia de qual contrato usar? Experimente o seu contrato de fornecedor padrão, o início de seu contrato de vendas ou o contrato de um cliente que eles queriam que você assinasse.

 

Ok, agora vá lá tentar! Sinta-se livre para mandar um e-mail para [email protected] se você quer me mandar alguma ideia! 


Marty Finestone é advogado, legal designer, artista, criador de playlists, marido e pai.

Marty dirige sua própria consultoria jurídica, a Legal Adjacency, que ajuda os departamentos jurídicos a prosperar por meio de projetos jurídicos. Sua especialidade é simplificar documentos e operações jurídicas.

Inscreva-se na newsletter do Marty, With Less. With Less é um boletim informativo semanal dedicado a ajudar o departamento jurídico a fazer mais com menos de forma criativa! Cada edição é repleta de artigos pequenos, dicas e outros conteúdos sobre simplificação de contratos, estratégia, operações jurídicas e ideias criativas.

Continue lendo os posts do blog!

Nós temos muitos conteúdos preparados para ajudar você na sua jornada com o Legal Design.

VOLTAR AO BLOG