3 razões para que você conheça os seus clientes melhor, hoje.

Sep 28, 2021

Antes de aprender sobre o Direito, você deveria aprender sobre os seus clientes. Aqui as três razões do porque você deve conhecer melhor os seus clientes hoje.

Se você é como eu, você entrou na Faculdade de Direito com pouco experiência de trabalho e conhecimento sobre negócios. Você provavelmente também não tinha insights da vida real e, por isso, você buscou conhecimento dos advogados mais experientes. 

Há um problema com esse procedimento. Não é voltado ao cliente. 

Deixe eu perguntar três coisas para ver se você consertou este problema: você é curioso sobre as pessoas que você quer ajudar? Você está tentando entender o que eles pensam, sentem e se comportam quando enfrentam problemas jurídicos? Você está aberto a aprender como os negócios e organizações operam para melhor servi-los? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, você precisa revisitar a sua estratégia, para conhecer melhor os seus clientes. 

Para construir o modelo jurídico próspero, o melhor caminho a seguir é conhecer os seus clientes. As empresas de maior sucesso falam com seus clientes todo o tempo. Eles criam diversos pontos de contato para entender se os clientes estão engajados e, se não estão, tentam entender o motivo. Eles pedem feedback todo o tempo e trabalham duro para resolver os problemas para os seus clientes de forma diferente dos seus competidores. 

Você já ouviu falar sobre a estratégia da Cadeira Vazia da Amazon? É uma prática criada por Jeff Bezos para lembrar ao time a pessoa mais importante da sala: os Clientes. 

"A obsessão pela experiência do cliente é a única vantagem competitiva de longo prazo" Amazon CEO Jeff Bezos

A Amazon faz com que seja impossível esquecer sobre os seus clientes, ao reservar para eles uma cadeira em todas as reuniões. E você? O que você faz para lembrar de quem você está prestando o seu serviço? 

Os seus clientes deveriam ser o ponto de partida para o seu modelo de negócios. Se você não conhece os seus clientes, seus problemas e os seus sonhos, como você conseguirá gerar valor para eles? Você precisa estar ciente de como os seus clientes experimentam os problemas que você quer resolver para eles. Isso significa saber como falar sobre eles, como eles se sentem sobre eles e como eles se comportam quando eles enfrentam este problema. É por isso que você precisa saber o segmento de clientes antes de trabalhar o seu valor. 

"Os empreendedores não devem apenas entender os designers melhor, eles precisam se tornar designers." -  Alexander Osterwalder, autor do Business Model Generation.

Nós temos muito a aprender dos designers. O que é mais importante é que o designer não é sobre design de informação... É sobre processos e jornadas de trabalho que criam a experiência perfeita para os clientes e modelos de negócios. O Business Model Canva é uma dessas ferramentas de Design que você não pode evitar. É uma ferramenta para visionários, transformadores e desafiadores. 

Mais que uma ferramenta, é um método. É um método de design aplicado para construir modelos de negócio de sucesso. É utilizado em organizações e startups ao redor do mundo para gerar valor aos clientes e criar negócios duráveis. 

Os planos de negócios tinham 80 páginas. Hoje eles cabem em uma folha.

Na Legal Creatives, nós somos fãs do Business Model Canva. Nós utilizamos com a nossa Comunidade BoLD em inglês para ajudar os nossos membros certificados a estruturar e fazer crescer os seus negócios no Legal Design. Com o foco em ajudá-los a desenvolver valor aos seus clientes, nós abordamos todas as áreas do Business Model Canva para garantir maior sucesso para os membros enquanto eles estruturam os seus negócios. 

O que é realmente especial sobre a Comunidade BoLD é que ela é a única focada inteiramente aos negócios do Legal Design. 

Com a ajuda da Comunidade, tudo se torna possível em uma sessão BoLD. As interações são mundiais e ajudam os membros encontrar oportunidades de negócios, fazer contatos e aprender entre eles. 

Na Comunidade BoLD em português nós já tivemos uma aula dedicada inteiramente aos negócios do Legal Design. Visite a sua área dos membros para rever o conteúdo.   Se você ainda não é certificado, faça o Programa de Certificação para se tornar membro da Comunidade BoLD. 

Trabalhe no seu negócio esta semana, não apenas no nível micro - o Business Model Canva é uma boa referência. Mesmo que você ache difícil de sintetizar o seu negócio, eu encorajo você a continuar tentando. Como tudo no Design: a simplicidade é a chave, mas é difícil. Leva tempo, mas vale a pena.  

- Tessa Manuello 

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